Tentaremos trazer nessa seção algumas construções que fazem parte do cenário de São José, e mostraremos também outras obras pelo país. Nesse mês, o casarão na Estação e a arquitetura em São Luis do Maranhão.
São José do Vale do Rio Preto foi perdendo ao longo do tempo o casario antigo que a caracterizava.
Uma das poucas remanescentes dessa história é o casarão da Estação, que sozinha ou em conjunto com a Ponte Preta, forma um dos cartões postais da cidade.
A gradual substituição das construções antigas por impessoais obras novas foram tirando as características de cidade pequena e acolhedora que por aqui havia.
Já São Luís deve muito de seu atrativo à preservação de seu patrimônio histórico. Em 1997, se tornou Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Somando-se os tombamentos federal e estadual, são cerca de 3.500 edificações dos períodos colonial e imperial.
Uma das características principais da arquitetura da cidade é a utilização de azulejos para o revestimento de suas fachadas e que servia para combater o calor dos trópicos. Um viajante francês a chamou de "pequena vila dos palácios de porcelana".
Se notabilizava ainda a arquitetura da época pelo uso de sacadas com balcões em ferro, pedras de cantaria trazidas de Portugal, e mirantes. As construções da época são resquícios de uma época de riqueza em que o Maranhão era um dos maiores exportadores de algodão e cana-de-açucar.
Para saber mais sobre São Luís e a arquitetura colonial brasileira:
*http://www.cidadeshistoricas.art.br/saoluis/index.php
*http://www.vivercidades.org.br/publique_222/web/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=1231&sid=5&tpl=printerview
Nenhum comentário:
Postar um comentário