Com o término da Mostra Cinema e Cangaço, o CineClube Humberto Mauro já está programando uma outra, dessa vez abordando um gênero que não teve muitos cultores no cinema nacional, o horror, mas que revelou um de seus maiores mestres: José Mojica Marins. Autodidata, primitivo, possuidor de uma imaginação delirante, Mojica angariou com seus filmes inúmeros fãs no Brasil e no exterior, principalmente com seu mais famoso personagem, Zé do Caixão - ou Coffin Joe, para os americanos. A mostra trará os quatro principais filmes com o personagem, que apareceu pela primeira vez em 1963, no filme "À Meia-Noite Levarei Sua Alma" e só veio a ter sua saga concluída em 2008 com "A Encarnação do Demônio". O cinema de Mojica foi objeto de diversos artigos, teses, livros e filmes. Dois deles estão a seguir.
"Maldito - O Estranho Mundo de José Mojica Marins", foi dirigido por Ivan Finotti e André Barcinski, que já haviam feito uma biografia homônima. Entre cenas de arquivo, trechos de filme, depoimentos e até cenas consideradas perdidas, o filme traça um painel do autor e de sua famosa criatura e acabou sendo premiado no festival de cinema de Sundance, nos Estados Unidos. Abaixo, a primeira parte e o link para ver o restante.
Assista ao restante do filme AQUI
"O Universo de Mojica Marins" é um média metragem realizado por Ivan Cardoso, um dos maiores discípulos do mestre, realizador de filmes como "As Sete Vampiras" e "O Segredo da Múmia". O filme alterna trechos das principais obras de Mojica com depoimentos em que ele procura passar sua visão de mundo e do cinema. Selecionamos a segunda parte, e abaixo estão os dois links para o restante.
Assista às partes um e três desse filme, AQUI e AQUI
Para Saber Mais Sobre o Filme, clique AQUI
Para Ler uma Entrevista do discípulo com o mestre, clique AQUI
Mostra Zé do Caixão:
03/08 - À Meia Noite Levarei Sua Alma
06/08 - Esta Noite Encarnarei No Teu Cadáver
10/08 - O Despertar da Besta
13/08 - A Encarnação do Demônio
Acompanhe a Programação do CineClube Humberto Mauro, AQUI
Site Oficial de José Mojica Marins, AQUI
Um comentário:
descunjuro em credo, esse Zé do Caixão e filho do maldito
Postar um comentário