23 de julho de 2011

Música - João Gilberto, 80 Anos

          Reza a lenda, que após passar um período isolado para estudos, reflexões e redefinições, especialmente uma notória temporada em Diamantina, João Gilberto apareceu com a batida da bossa nova que maravilhou o mundo.
          Em seu livro sobre a bossa nova, Ruy Castro diz que Chega de Saudade, a canção que deu início ao movimento a partir de sua gravação, primeiro com Elizeth Cardoso, depois com o próprio João, foi composta por Tom Jobim em seu sítio no Poço Fundo, aqui em São José do Vale do Rio Preto.
          Reza uma outra lenda, que a música foi apresentada a João Gilberto num período de duas semanas que ele passou aqui, no sítio de Tom, burilando ainda mais a nova batida. Não à toa, muitos gostam de considerar São José como o berço da bossa. O resto é história...


João Gilberto e Bebel Gilberto - Chega de Saudade (Tom Jobim/Vinícius de Morais)


          "Chega de Saudade havia sido composta por Jobim como um chorinho. Pois João Gilberto o transformou num samba enxuto, no qual o violão deixa de ser um mero acompanhante para dividir o primeiro plano com a voz. A letra é interpretada como quem fala, de modo íntimo. A melodia (de fundamento europeu) se amalgama à harmonia (com inspiração do jazz americano) e ao ritmo (que vem da África e se condensa no samba) para dar origem a outra coisa: um som que é uma arte."

Texto: Mário Sérgio Conti, AQUI

Desafinado (Tom Jobim/Newton Mendonça)


Tom Jobim e João Gilberto - Garota de Ipanema (Tom Jobim/ Newton Mendonça)


Wave (Tom Jobim)


Tom Jobim, João Gilberto e Luis Bonfá - trecho do filme italiano Copacabana Palace -
Canção do Mar (Luis Bonfá/Maria Toledo)




Saiba Mais sobre João Gilberto e a Bossa Nova, AQUI, AQUI , AQUI, AQUI, e AQUI.

Nenhum comentário: