por Jaqueline Deister
Desde março o bairro rural Morro Grande, na cidade de São José do Vale do Rio Preto, conta com um novo espaço para estudo e lazer. Inaugurada há dois meses a Biblioteca Comunitária Novos Horizontes possui um total de 1834 obras que têm atraído cada vez mais os jovens e as crianças para o universo da leitura.
O projeto foi elaborado pelo psicólogo Michel Cabral durante uma disciplina da faculdade chamada Psicologia Comunitária. Segundo Michel, ao longo do curso foram trabalhadas estratégias de como aplicar um projeto social na comunidade.
A iniciativa despertou o interesse do então estudante de ir mais longe. Ele resolveu sair da teoria e implantar no bairro onde morou durante a infância e adolescência o Projeto Novos Horizontes. “A leitura foi fundamental para o meu ingresso no ensino superior, sentia muita falta de livros quando era mais novo e isso me motivou a batalhar para que o projeto da biblioteca saísse do papel”, conta o psicólogo.
A Biblioteca
Mas a idéia não teria sucesso se não fosse o apoio dos moradores locais. A comunidade de Morro Grande abraçou a iniciativa e se mobilizou para que uma sala na desativada Escola Municipal Seraphim Pacheco da Rocha abrigasse o espaço para a leitura.
Rosemery Lira dos Santos é uma das moradoras do bairro que defendeu a idéia. Ela colabora com o projeto desde o início, em setembro de 2010, e realiza atividades de catalogação dos livros, organização da biblioteca e atendimento ao público. Rosemery acredita no potencial transformador da leitura. “Através da leitura todos temos muitas oportunidades de crescer, conhecer novas culturas e entender melhor nossos semelhantes,” destaca a voluntária
Em dois meses de funcionamento a Biblioteca Comunitária Novos Horizontes obteve 54 pessoas cadastradas. De acordo com Rosemery, a procura por livros é maior na faixa etária de 7 a 18 anos. A voluntária diz que é muito gratificante ver o envolvimento e o interesse dos jovens pela leitura.
Mostra Cultural
Criar um espaço para a leitura não é o único objetivo da iniciativa. O projeto busca também levar cultura de qualidade para a população local. A primeira mostra cultural ocorreu no dia 27 de março e marcou a abertura da biblioteca para a comunidade.
O grupo de capoeira Cordão de Ouro Petrópolis trouxe um pouco mais da cultura brasileira para o Morro Grande. Mestre Banzo comandou os alunos que fizeram apresentação de maculelê, capoeira e samba de roda. A empolgação do grupo contagiou os mais de 50 moradores presentes que não resistiram e caíram no samba.
A comunidade cai no samba com Mestre Banzo
O evento trouxe também a cultura japonesa, chinesa e árabe com demonstrações de karate, tai chi chuan e dança do ventre. Além disso, muita poesia marcou a abertura de cada bloco de atividades.
A música ficou por conta do cantor Sérgio Botelho e do músico Magno Cabral. A dupla apresentou clássicos nacionais e internacionais que fizeram história nos anos 70, 80 e 90.
Os músicos Magno e Sérgio no dueto
Além de atrações culturais a mostra privilegiou a Educação. A professora Andréa Cabral ministrou a oficina A escrita sem mistérios, que teve como finalidade mostrar os diferentes tipos de discursos literários e o quanto a leitura desenvolve a capacidade de expressão oral e escrita.
A professora Andréa ministrando a oficina
A liberdade que se adquire com o conhecimento foi o assunto principal da palestra Educação e Liberdade conduzida pela estudante de Psicologia Tamiris Dantas. O educador Paulo Freire serviu de base para que a palestrante defende-se a importância da reflexão e das escolhas no mundo contemporâneo.
A próxima mostra cultural do Projeto Novos Horizontes será no dia 11 de junho na escola Seraphim Pacheco da Rocha. De acordo com o coordenador da iniciativa, Michel Cabral, a segunda edição valorizará a questão do meio ambiente, a cultura local e a contação de histórias para crianças e adolescentes. “Abordaremos temas como reciclagem, poluição e desperdício de recursos naturais. Queremos valorizar os músicos da região e para isso faremos um show de forró e uma aula gratuita de dança de salão para toda a comunidade”, diz o psicólogo.
A Biblioteca Comunitária Novos Horizontes está instalada na antiga escola Seraphim Pacheco da Rocha, na Estrada Afonso Rodrigues Bittencourt, no Morro Grande. O espaço está aberto para a comunidade todas às terças das 8.30h as 13.30h e às quintas-feiras das 12.30 as 17.30h.
2 comentários:
Parabéns pela iniciativa Michel!
Que este novo encontro em junho tenha tanto sucesso quanto o outro e que a biblioteca continue a abrir "Novos Horizontes" para os moradores daquele bairro.
Parabéns aos idealizadores desse projeto e que a comunidade saiba aproveitar essa porta para o conhecimento que foi aberta.
Postar um comentário