25 de maio de 2011

Conselheiro Brás Mandou Ver - Mostra Cinema e Cangaço


          Nesta quarta-feira, 25 de maio, começa no CineClube Humberto Mauro, a mostra Cinema e Cangaço, que toda semana apresentará um título diferente abordando esse que é quase um gênero à parte dentro da cinematografia brasileira. Drama e comédia, adulto e infantil, documentário e aventura, quase todo tipo de abordagem foi utilizada para se tratar do Cangaço ao longo dos anos, deixando uma longa lista de títulos, alguns já esquecidos, outros que se tornaram clássicos do cinema nacional.



          Nesse espaço, deixamos as filmagens mais antigas sobre o tema que ainda resistem ao tempo, que são as realizadas pelo caixeiro-viajante Benjamim Abrahão, em 1936, com o bando de Lampião. Determinado a realizar um filme com o famoso cangaceiro, ele partiu para o sertão, levando equipamentos emprestados e uma carta de recomendação do Padre Cícero, de quem havia sido secretário. Após serem superadas as desconfianças iniciais, Benjamim conseguiu realizar o filme, mas não pode colher o fruto de seu trabalho, já que o material foi censurado e apreendido, logo após sua primeira exibição, pelos órgãos de represão e censura do Estado Novo de Getúlio Vargas. Só muitos anos depois o filme, já deteriorado, foi resgatado.






          Em 1997, os cineasas Paulo Caldas e Lírio Ferreira, realizaram um filme contando a saga do encontro entre Lampião e Benjamim Abrahão. Baile Perfumado foi um dos filmes de maior sucesso de crítica e público da chamada retomada do cinema nacional, e também está programado na mostra Cinema e Cangaço.




Abaixo, a lista dos filmes que farão parte da mostra:

25 e 28/05 -      Corisco e Dadá
01 e 04/06 -      O Cangaceiro Trapalhão
08 e 11/06 -      Baile Perfumado
15 e 18/06 -      O Lamparina
22 e 25/06 -      Canta Maria
29/06 e 02/07 - O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro
06 e 09/07 -      Os Três Cangaceiros
13 e 16/07 -      Deus e o Diabo na Tera do Sol
20 e 23/07 -      O Cangaceiro


Para ficar por dentro da programação do CineClube Humberto Mauro, acompanhe o blog AQUI
Para Saber Mais Sobre Benjamim Abrahão, clique AQUI e AQUI

Um comentário:

A.R. disse...

Tema bom de ser abordado. Pega a real cultura de raiz brasileira e nordestina.