25 de maio de 2011

+ Flávio Colin e Vizunga

                                                                                                                         Depois que Vizunga deixou de ser publicada, Flávio Colin se afastou dos quadrinhos, passando a se dedicar à publicidade. Voltou a publicar nos anos 70, passando por várias editoras e deixando uma obra de inegável importância dentro das HQ nacionais. Vizunga só foi republicado na revista Eureka, da editora Vecchi, nos anos 70, e nunca mais foi reeditada, permanecedo como um dos tesouros escondidos de nossa nona arte.
Mais algumas tirinhas de Vizunga. 
                                   
__ Eu pescara três grandes atuns e sentia-me plenamente recompensado...
__ Mas havia por ali grandes cardumes de salmonetes, peixe de carne muito saborosa, e James e eu resolvemos pescar o nosso jantar daquela noite...
__ Foi então que assisti a uma cena espantosa!..

__ Aproximávamo-nos já do porto, quando fisguei um salmonete... e pus-me a recolhê-lo calmamente.
__ Súbito, algo saltou como um dardo de dentro do mar e abocanhou o meu peixe! Era um enorme barracuda!
__ Maldito! Cobri-o de pragas e tentei puxa-lo com salmonete e tudo...

__ ...mas o barracuda mal afundara, foi vorazmente tragado por um imenso tubarão!
__ E este, embora eu tentasse, não consegui dominar. A linha partiu-se!
__ Viu?
__ Claro! E por que não continuou, era a vez de um cachalote! Ah! Ah! Ah! Ah!


Um pouco mais à frente, ele começaria a contar a origem de seu apelido:

__ Oh! Creio que a senhora se aborrecerá. Caçae pesca não é assunto que...
__ O Sr. se engana! Sou filha de caçador! Passei toda a minha infância na fazenda de meu pai, em pleno Pantanal, em Mato Grosso!
__ Bem, nesse caso...
__ Mas, espere! Qual é a sua graça?
__ Eu me chamo Parsifal de Carvalho, mas desde moço, todos me tratam por VIZUNGA...

__ Vizunga?
__ Sim, e até prefiro que me chamem assim...
__ Puxa, e onde foi que o Sr. arranjou esse apelido?
__ No alto Xingu. É uma palavra kalpalo que significa IRMÃO.
__ Ah! E por que o chamaram assim?
__ É uma longa história...
__ Pois conte-a! Não temos pressa.


Para Saber Mais sobre Flávio Colin, clique AQUI, AQUI ou AQUI
Para Ler um outro trabalho de Flávio Colin, clique AQUI

Nenhum comentário: