23 de setembro de 2011

Conselheiro Brás Mandou Ver - Dov'e Meneghetti



          "Um retrato da fuga do mais famoso personagem da crônica policial paulistana na década de 1920, Gino Amleto Meneghetti. O ladrão anarquista se notabilizou pela agilidade com que saltava os telhados durante as fugas e pela irreverência com que tratava a polícia. Em Dov'e Meneghetti, de Beto Brant, o humor está no saudosismo. São Paulo, anos 1920. Há uma clara maneira de reunir situações, de filmá-las e de montá-las que produzem a sensação de um passado idílico em sua irreverente manifestação de rebeldia. O criminoso-protagonista, de origem italiana, popular, é quase um clown. A fotografia em convenção um tanto fabular acentua a atmosfera postiça e cândida de certos momentos. Busca-se o humor no resgate de uma inocência perdida. Faz-se poesia com a subversão da lei e com a malandragem empregada para ridicularizar a polícia. Doce malandragem."
Texto de Cléber Eduardo, AQUI








Ficha Técnica do Filme, AQUI
Saiba Mais Sobre Gino Meneghetti, AQUI





           O curta Dov'e Meneghetti, além de ser um dos melhores curtas brasileiros da década de 80, também foi escolhido por abordar personagens da imigração italiana, sendo inclusive falado em boa parte em italiano. É que a próxima Mostra do CineClube Humberto Mauro será sobre a obra dos irmãos Taviani, diretores de primeira do Cinema Italiano.

          "Dividindo cada etapa do processo de realização de seus filmes, do roteiro à direção, os irmãos Paolo e Vittorio Taviani ganharam notoriedade por produções impregnadas de um realismo mágico, onde as barreiras entre ficção e documentário são atenuadas numa obra em que mesmo as temáticas históricas e sociais ganham resultados poéticos."
          "Ainda que influenciados em certa medida pelo neo-realismo dos filmes de Rossellini e De Santis - pelos cenários e iluminação naturais, o uso de atores não profissionais, os personagens prosaicos, etc - os Taviani imprimem uma marca estética própria, que endossa um cinema forte em sua ideologia humanista."
Texto, AQUI

Os Filmes:
28/09 - Kaos Parte I
05/10 - Kaos Parte II
12/10 - A Noite de São Lourenço
19/10 - Bom Dia, Babilônia
26/10 - Pai Patrão

Trailler de Kaos


Fique por dentro da programação do CineClube Humberto Mauro acompanhando sua página, AQUI

Nenhum comentário: