23 de setembro de 2011

Música - Romulo Fróes


          "Sou Romulo Fróes, 40 anos. Sou cantor, compositor e estou lançando meu quarto disco de carreira que se chama “Um Labirinto em Cada Pé”. Sou um compositor que lida com música brasileira de todas as formas que ela existe, em todas as suas vertentes, do samba, rock, baião, frevo. Me sinto proprietário, me sinto dono dessa música e a minha intenção desde sempre foi lidar com a música brasileira como todo. Nos meus dois primeiros discos, acho que fiquei muito mais mergulhado no mundo do samba, no mundo do “samba triste”, que é o que mais me agrada. Nelson Cavaquinho talvez seja o meu grande ídolo, o grande cara da minha vida."
          "Então esses dois primeiros discos mergulhavam no universo lírico do samba mais triste, e por causa disso, ganhei a pecha de sambista. E ai, no terceiro disco, um disco duplo, realizei o que sempre quis: fazer música brasileira de todo o jeito que ela se apresenta, que também é um retrato da minha geração. Essa geração é isso, lida com a história da música brasileira da forma como melhor lhe convém sem ter muito pensamento sobre isso, sem ter um movimento organizado ou questões sobre a sua história, ela simplesmente pega tudo pra ela, tudo pertence a ela e ela faz uso disso assim e é por isso que é muito difícil organizar essa geração. Acho que esse é o fato dela ser tão diversa. Dela nem negar o passado, nem incensar o passado, nem pedir a benção ao passado. Para ela o passado é dela. Não tem essa coisa de vou negar a música brasileira ou vou continuar a música brasileira. Eu vou fazer música, eu sou brasileiro, to no Brasil e tudo isso faz parte da minha música."
Trecho de entrevista de Romulo Fróes, AQUI


Romulo Fróes - Nada Disso é pra Você Querer


Romulo Fróes - Suíte


Romulo Fróes - Muro



          "Um Labirinto em Cada Pé, a fórmula poética encontrada pelo cantor e compositor paulistano para batizar seu quarto e último disco, diz muito a respeito do seu apreço pelas contradições, pelos paradoxos, curtos-circuitos e demais operações com as quais constrói seu trabalho e  ideias. Mas para aquele que se dispõe a atravessar esse “mar russo”, antecipo: de nada adianta ouvir o que Fróes diz, sem escutar seus discos, sua voz indefectível, a instrumentação e os arranjos. Não há como permanecer impassível diante da canção e da poética desenvolvida com os artistas plásticos Nuno Ramos, Clima e seu mais novo parceiro, Rodrigo Campos. Uma estética que subverte os hábitos, a função cotidiana das palavras (e das canções), harmoniza ideias opostas e provoca a imaginação."
Texto, AQUI



Dona Inah - Olhos da Cara



O disco Um Labirinto em Cada Pé pode ser baixado AQUI
Saiba Mais Sobre Romulo Fróes, AQUI, AQUI, AQUI,

Nenhum comentário: