23 de setembro de 2011

Teatro - Augusto Boal e o Teatro do Oprimido


     "Ser cidadão não é viver em sociedade, é transformá-la" - Augusto Boal




"Homem que fez do amor pelo teatro o condutor de sua trajetória de vida, Augusto Boal ganhou reconhecimento internacional a partir da criação do Teatro do Oprimido, metodologia que coloca a arte a serviço da inclusão social. O trabalho, que nasceu a partir dos anos de exílio na América do Sul e rendeu frutos na Europa na década de 70, chegou ao Brasil nos anos 80 fortalecido. Aqui ganhou abrigo e foi aplicado com êxito a fim de gerar benefícios em diversas áreas, da saúde mental ao sistema penitenciário. Toda a experiência do autor e diretor teatral ao longo desses anos rendeu inúmeras e reconhecidas publicações, um campo de conhecimento vasto que continua a dar frutos."
Texto, AQUI


Homenagem a Augusto Boal



          "Depois de exilado pelo regime militar, Boal se dedicou a pesquisar formas teatrais que pudessem ser úteis para oprimidos e oprimidas, criando condições para ultrapassarem o papel de consumidores de bens culturais e assumirem a condição de produtores de cultura e de conhecimento. Para tanto, sistematizou o Teatro do Oprimido, que poderia ser chamado de Teatro do Diálogo que, partindo da encenação de uma situação real, estimula a troca de experiências entre atores e espectadores, através da intervenção direta na ação teatral, visando à análise e a compreensão da estrutura representada e a busca de meios concretos para ações efetivas que levem à transformação daquela realidade.

          Um Método teatral que se baseia no princípio de que o ato de transformar é transformador. Como diria Boal, aquele que transforma as palavras em versos transforma-se em poeta; aquele que transforma o barro em estátua transforma-se em escultor; ao transformar as relações sociais e humanas apresentadas em uma cena de teatro, transforma-se em cidadão. Um Método que busca, através do Diálogo, restituir aos oprimidos o seu direito à palavra e o seu direito de ser.

          Boal sempre insistiu que as técnicas que compõem o Método do Teatro do Oprimido não surgiram como invenção individual e sim como consequência de descobertas coletivas, a partir de experiências concretas que revelaram necessidades objetivas. Cada uma das técnicas do Teatro do Oprimido representa uma resposta encontrada por Boal e pelos colaboradores e colaboradoras que acumulou ao longo de sua carreira."
Texto de Bárbara Santos, AQUI



Teatro do Oprimido



Trailler do filme "Augusto Boal e o Teatro do Oprimido de Zelito Viana



Saiba Mais Sobre Augusto Boal, AQUI AQUI
Saiba Mais Sobre o Teatro do Oprimido, AQUI e AQUI
Assista uma Entrevista com Augusto Boal, AQUI, AQUI e AQUI

Nenhum comentário: