23 de setembro de 2011

Música - Douglas Germano

          "Orí, literalmente, cabeça em língua yorubá (física e metafísica), também dá nome ao primeiro álbum-solo de Douglas Germano. O projeto faz referências diretas ao candomblé em apenas duas faixas, mas o canto responsorial, os atabaques e o violão, entre outras citações veladas, fazem deste álbum um verdadeiro conjunto de afrosambas contemporâneos."
          "Douglas Germano é filho de músico da noite, tocou em bateria de escola de samba, fez parceria com Kiko Dinucci no Duo Moviola e no Bando Afromacarrônico - o que explica sua ligação incondicional com o samba paulista pós-Adoniran. “Nem sei se sou sambista”, ele diz. Mas confessa que quando pega o violão ou o cavaquinho “sai samba”. Germano é cronista do partido alto."
Texto de Júlio de Paula, AQUI


          "Orí é tapa na cara e precisa ser ouvido. Nasceu Orí (na tradição dos orixás “Orí” significa “cabeça humana” onde reside o conhecimento e o espírito). Douglas Germano, poeta irrepreensível, cronista inconformado, nos presenteia com um belíssimo CD que garante um frescor à discografia brasileira destes tempos. É obra de urgência, que berra. Que não assina protocolo, não é insípida, tampouco inodora. É oposto."
         "Tudo brotou das andanças do compositor, do olhar atento e inflamado acerca do cotidiano, da forma ritualística de narrar suas histórias e personagens, da sabedoria na espera. Comemoro este trabalho também por rememorar o que há de melhor no cancioneiro dos afrosambas e paralelamente desvirtuá-lo. Mudar seu curso. Douglas coloca uma lupa nesta música e a contemporiza com uma assinatura inconfundível. Ao mesmo tempo resgata o gênero com atabaques e toques dos terreiros de religião afro tendo-os como convidados de honra da festa."
Texto de Fabiana Cozza, AQUI


Douglas Germano - Damião


Duo Moviola - Cio (Kiko Dinucci e Douglas Germano)


Adriana Moreira - Lama (Douglas Germano)




Para baixar o disco Orí, clique AQUI
Para Saber mais sobre Douglas Germano, clique AQUI

Nenhum comentário: