23 de setembro de 2011

Música - Kiko Dinucci

          
        



  Nesta edição da Meio-Fio, vamos abordar a produção da música comtemporânea brasileira, produção esta que vêm sendo criminosamente ignorada pelos meios de comunicação de massa do país. É uma geração inteira de grandes artistas que têm sua obra restrita a pequenos nichos do público e não chegam ao conhecimento da maioria da população brasileira. Eles acabam se utilizando da internet como principal meio de divulgação, colocando inlusive seus discos para que todos possam baixar gratuitamente. Começamos com o Kiko Dinucci.






          "Kiko Dinucci nasceu em São Paulo em 1977. Como compositor trabalha diretamente com a musicalidade paulista e paulistana influenciado por compositores como Adoniran Barbosa, Paulo Vanzolini, Geraldo Filme, Raul Torres e compositores contemporâneos como Itamar Assumpção, Luiz Tatit, Wandi Doratioto, entre outros. Seu cancioneiro é composto de Sambas, Lundus, Jongos e Modas de Viola. Trabalha atualmente com o Bando AfroMacarrônico composto de um repertório de músicas de sua autoria."
Texto completo, AQUI

Kiko Dinucci - Engasga Gato (Kiko Dinucci)


Metá Metá - Vias de Fato (Kiko Dinucci/ Douglas Germano/ Edu Batata)


Dom e Kiko Dinucci - Ciranda Para Janaína (Jonathan Silva/Kiko Dinucci)




          Além do trabalho om o Bando AfroMacarrônico, Kiki Dinucci já lançou um trabalho em dupla com a cantora Juçara Marçal (Padê - 2007) e outro com o compositor Douglas Germano (Duo Moviola - O Retrato do Artista Quando Pede - 2008). Em 2009 lançou o cd Na Boca dos Outros, em que sua música é interpretada por diversos cantores. Agora em 2011, ele se juntou novamente à antora Juçara Marçal e ao saxofonista Thiago França para formarem o trio Metá Metá e lançarem um dos melhores discos do ano.

          "O nome Metá Metá vem da língua iorubá e pode ser traduzido como a síntese de três elementos em um. É graças à síntese do violão de Kiko, da voz de Juçara e do sax de Thiago França que um novo universo se representa através de um disco, com músicas marcantes, numa sintonia de composições e acordes coesos, que contam histórias e se completam.
          A união é extremamente bem vinda aos ouvidos, pois o peso de Metá Metá se encontra exatamente na singularidade de seus três elementos unidos. A voz forte de Juçara Marçal é doce e firme, como se viesse da alma da cantora, até chegar ao ouvinte. Na base, o violão de Kiko Dinucci experimenta e testa os limites e sentidos do instrumento e dos ouvidos, enquanto vai marcando a música, acompanhando as composições e ajudando a contá-las. O sax de Thiago é rebelde, ora nervoso, ora sereno.
          O marcante, aqui, são as sensações transmitidas, e, de acordo com Kiko, 'uma coisa muito forte no álbum é o fato de eu trair o violão e do Thiago trair o sax, de buscarmos trazer aos nossos instrumentos características externas, de outras linguagens, estilos e instrumentos. Tudo isso resulta numa coisa diferente, inusitada. Estamos como instrumentistas mais ligados à criação do que simplismente a fazer uma demonstração moribunda de técnicas virtuosas.' "
Texto de Gabriela Alcântara, AQUI


Metá Metá - Oranian (Douglas Germano/Kiko Dinucci)

Metá Metá - Partida em Arujá (Kiko Dinucci)



O disco Metá Metá pode ser baixado AQUI
Saiba mais sobre Kiko Dinucci, AQUI, AQUI e AQUI

Nenhum comentário: