8 de fevereiro de 2012

Conselheiro Brás Mandou Ver - Nossa Escola de Samba

       

          Como essa edição da Meio-Fio, o CineClube Humberto Mauro passa o mês de fevereiro regido por Momo, e programou uma mostra com filmes que de uma forma ou de outra abordam a grande festa popular brasileira. Serão quatro sessões, com filmes que vão desde a chanchada, passando pela visão do cinema novo até os mais recentes documentários em curta-metragem,  sempre às quartas-feiras, às 19h30m. E pra já entrar no clima, a sessão de cinema da Meio-Fio traz um clássico do cinema documental brasileiro: Nossa Escola de Samba
          O filme foi um dos muitos da série de importantes documentários produzidos por Thomas Farkas nos anos sessenta e têm a direção do argentino Manuel Horácio Gimenez. Aborda os preparativos da comunidade do Pau da Bandeira para o desfile da Escola de Samba Unidos de Vila Isabel no carnaval de 1965.
          Ganhou o Prêmio Dziga Vertov no Festival Internacional do Filme, Rio de Janeiro em 1967, e Menção Especial no VIII Festival de Cinema dos Povos Florença, Itália em 1967.





NOSSA ESCOLA DE SAMBA - Manuel Horacio Gimenez (1965)




A programação do CineFolia será:

08/02 - Quando o Carnaval Chegar
15/02 - CineSamba (curta-metragens)
22/02 - Aviso aos Navegantes
29/02 - A Lira do Delírio


          Já está na agenda para os próximos meses do Cine uma homenagem ao cineasta grego recém-falecido Theo Angelopoulos, uma Mostra com o cineasta italiano Luchino Visconti e outra abordando o documentário brasileiro.

Acompanhe a programação do CineClube Humbero Mauro, AQUI

Nenhum comentário: