8 de fevereiro de 2012

Dança: Arquitetura do Samba - A Dança do Mestre-Sala e Porta-Bandeira

          "Arquitetura do Samba" é a terceira parte da trilogia dedicada ao Samba que a diretora e coreógrafa Andrea Jabor concebe desde 2007 junto à companhia Arquitetura do Movimento. A obra apresenta a dança do casal de mestre-sala e porta-bandeira, seu fundamento técnico e simbólico, e trás à cena, portanto, o resultado do co-habitar da dança contemporânea com o universo do samba carioca, apresentando uma releitura poética desta dança tão singular e representativa do carnaval carioca.




          "Arquitetura do Movimento" é o nome da companhia criada e dirigida pela coreógrafa Andrea Jabor que conta com a colaboração do artista visual Ricky Seabra e do coreógrafo Luiz Mendonça desde sua fundação. A proposta da companhia é trabalhar com a pesquisa de movimento no corpo, na imagem e no espaço, através da investigação e fusão das artes em cena, como forma de descobrir novas linguagens e pensar a cena como uma arquitetura do movimento. O movimento é fluido e efêmero. A arquitetura pensa e constrói estruturas. A idéia da arquitetura do movimento está justamente em pensar as estruturas que estão por trás do movimento para libertar a qualidade efêmera e poética da dança e do movimento no espaço e compreender mais a fundo os sentidos do movimento.

Texto, AQUI
Saiba Mais Sobre a Companhia Arquitetura do Movimento, AQUI e AQUI

Apresentação de Lucinha Nobre e Rogerinho, casal de
Mestre-Sala e Porta-Bandeira da Portela no carnaval de 2011:


Edição do programa Danças Brasileiras, apresentado por Antonio Nóbrega, dedicado à dança do Mestre-Sala e da Porta-Bandeira:





Saiba Mais Sobre Mestre-Salas e Porta-Bandeiras, AQUI

Nenhum comentário: