25 de abril de 2012

Escola de Teatro da Calçada da Cultura e Teatro Tablado


       
          A Calçada da Cultura abre nova frente com a abertura de sua Escola de Teatro. Dirigido por Val Ribeiro, experiente militante das artes cênicas que já passou por diversos grupos teatrais da região, o núcleo teatral da Calçada já conta com um trunfo que é uma parceria com o Teatro Tablado, do Rio de Janeiro, uma das mais tradicionais e reconhecidas escolas de artes cênicas do Brasil. Dois alunos já passaram por uma pré-seleção e estão tendo aulas no Rio de Janeiro. Aqui, as inscrições já estão abertas e quem estiver interessado é só procurar a sede da Calçada da Cultura, na Estação, para se inscrever. As aulas se darão nas segundas-feiras, das 17:00 às 21:00, dividas em duas turmas.


Teatro Tablado


          Não se pode contar a história do Tablado sem especial menção à sua fundadora, Maria Clara Machado. Atriz, diretora e professora, Maria Clara Machado escreveu 28 peças infantis e 5 destinadas a adultos. Muitos de seus textos para crianças são considerados obras primas – Pluft, O Fantasminha, O Cavalinho Azul, A Menina e o Vento e A Bruxinha que era Boa, entre outros – e continuam sendo encenados com freqüência no Brasil e no exterior, já tendo sido traduzidos em oito idiomas.

Maria Clara Machado - Parte I



          Para se ter uma idéia da qualidade dos espetáculos apresentados no Tablado nesses últimos 57 anos, a primeira peça a ser encenada em 1951 foi O Moço Bom e Obediente, um Nô japonês, teve sua tradução feita por Cecília Meirelles. Foi esse o nível de tradutores: Arthur Azevedo, João Cabral de Mello Neto, Ferreira Gullar, e até Carlos Drummond de Andrade e sua filha Maria Julieta, entre outros. As trilhas sonoras sempre foram feitas por profissionais como: o maestro John Neschling, Francis Hime, Paulo Jobim e Carlos Lira. Diretores, não menos talentosos, além da própria Maria Clara Machado, como João Bethencourt, Jacqueline Laurence, Sergio Viotti, Ivan Albuquerque e Luiz Antonio Martinez Corrêa deixaram sua marca no Tablado.

Maria Clara Machado - Parte II



       
          Foram aproximadamente 125 espetáculos, e mais ou menos 6.000 representações nesse tempo. Como teatro amador mantém a característica de formador de talentos para o teatro profissional: Cláudia Abreu, Leonardo Brício, Malu Mader, Miguel Falabella, Bia Nunes, Cláudio Corrêa e Castro, Cacá Mourthé, Jorginho Carvalho, Rubens Corrêa, Germano Filho, Louise Cardoso, Sura Berditchevski, Wolf Maia e mais centenas de famosos passaram pelo Tablado. Os cursos até hoje se mantêm bastante cheios. Há uma grande procura de moças e rapazes de todo o Brasil que sonham em tornarem-se atores. Qualidade é a palavra de ordem do repertório das peças, dos diretores, professores, figurinistas, cenógrafos e toda uma equipe que, com amor e trabalho, marcaram O Tablado como centro de formador de talento e cultura da cidade do Rio de Janeiro.
Texto original do site oficial do Teatro Tablado, AQUI



"O Castigo do Santo", de Aldo Leite.
Com Ronny Dias e Jéssica Bittencourt em 
Mostra de Esquetes - Teatro Tablado, Prof. Lionel Fischer



Saiba Mais Sobre o Teatro Tablado, AQUI

Nenhum comentário: