25 de abril de 2012

VJ Marcelo Pelo Mundo - Eumir Deodato


          Dessa vez a seção é um pouco diferente. Ao invés de abordar algum artista ou gênero musical de algum ponto do planeta vamos embarcar um pouco na viagem de um brasileiro que saiu daqui nos anos 60 montado no cavalo da bossa nova e levou nossa música pros quatro cantos do mundo, colocando o tempero tupiniquim em álbuns dos mais diversos gêneros,. do jazz ao rock, do funk à música eletrônica. Eumir Deodato começou a aparecer nos conjuntos de samba-jazz dos anos 60 e logo passou a fazer os arranjos de discos de Wilson Simonal e Marecos Valle. Logo, a convite de Luis Bonfá, mudou-se pros Estados Unidos,  e passou a ser conhecido como grande arranjador, de início em discos de artistas brasileiros radicados nos EUA e mais tarde trabalhando com uma gama de artistas que vai de Frank Sinatra à Aretha Franklin, de Kool & the Gang à cantora islandesa Björk.
          Gravou também diversos álbuns próprios, sendo que conseguiu um grande sucesso internacional com a versão que fez para "Assim falou Zaratrusta", de Richard Strauss, primeira faixa de seu disco "Prelude", que atingiu a marca de cinco milhões de cópias vendidas. Participou, seja como músico, arranjador ou produtor, de mais de 450 álbuns, tendo ganhado por eles dezesseis discos de platina.

Eumir Deodato - Also Sprach Zarathustra (Richard Strauss)
Victor Biglione - guitarra, Pascoal Meirelles - bateria, Alex Malheiros - baixo
Orquestra Experimental de Repertório


Eumir Deodato Trio - Whistle Bump (Eumir Deodato)


Eumir Deodato Trio - Carly & Carole (Eumir Deodato)


Eumir Deodato Trio - Skyscrapers (Eumir Deodato)


Site Oficial de Eumir Deodato, AQUI
Saiba Mais Sobre Eumir Deodato, AQUI, AQUI e AQUI

Abaixo, um documentário sobre seu disco mais importante, Prelude (1972), que contém a famosa versão de Assim Falou Zaratrustra:

Nenhum comentário: