2 de dezembro de 2011

Biblioteca Comunitária Novos Horizontes realiza atividades culturais em parceria com escola municipal

                                                                                    por Jaqueline Deister


Democratizar o acesso ao conhecimento. O lema é usado por políticos que querem ascender nas pesquisas eleitorais e por acadêmicos que estudam os rumos da Educação no Brasil. Mas são poucos os que deixam a teoria de lado para colocar a mão na massa.

O projeto Novos Horizontes, localizado na comunidade rural de Morro Grande, em São José do Vale do Rio Preto, é um exemplo de iniciativa que tem se firmado como alternativa à falta de infraestrutura em áreas rurais isoladas do centro urbano.

No último dia 19, os coordenadores do projeto Michel Cabral e Rodolfo Branco realizaram a quarta atividade anual que ocorreu em parceria com a Escola Municipal Maria Euquépia e reuniu cerca de 70 crianças, com idade entre cinco e doze anos.

O encontro que ocorreu na Biblioteca Comunitária Novos Horizontes buscou aproximar crianças e jovens de temáticas ligadas ao meio ambiente, à cultura brasileira e a leitura. Para que isso fosse possível, oficinas de poesia, capoeira, cavaquinho, eco artesanato e a exibição do premiado curta metragem Maré Capoeira (2005) foram utilizadas como ferramentas de ensino.


Exibição do filme Maré Capoeira para as crianças.



A novidade do evento foi a integração com o projeto Escola de Música Calçada da Cultura, que tem a coordenação de Magno Pacheco. A parceria possibilitou a oficina de cavaquinho com Luiz Carlos Botelho. Ritmos como o baião e o samba foram os mais explorados durante a aula.

Para a professora convidada, Gisele Stumpf, que ministrou a oficina de poesia, o interesse dos alunos durante a atividade superou as suas expectativas. “Foi muito gratificante participar como voluntária do projeto, principalmente por notar o envolvimento dos alunos, o que no atual mundo educacional é bem raro,” destaca Gisele.



Oficina de Eco artesanato, ministrada por Rodolfo Branco



A parceira com a escola teve como objetivo aproximar as comunidades vizinhas Glória e Roçadinho do projeto. A iniciativa foi bem recebida pelos educadores. De acordo com a supervisora escolar, Valéria Moreira, devido aos problemas de infraestrutura e transporte urbano, a escola Maria Euquépia não realiza com frequência atividades extraclasse: “A integração cultural é muito importante, pois ajuda os alunos em seu desenvolvimento global, ao estimular várias áreas de conhecimento eles vão conseguindo assimilar melhor suas aptidões, produzindo novas habilidades cognitivas”.

Ainda segundo Valéria, há uma necessidade de espaços que trabalhem com a produção de cultura e arte na comunidade e a Biblioteca tem conseguido suprir esta demanda com as atividades periódicas.

As crianças também saíram satisfeitas do encontro. Para Luiz Fernando Botelho o “mais legal” foi poder trocar o que ele aprendeu com as outras crianças. O jovem que tem um gosto eclético para literatura é um dos frequentadores da Biblioteca Comunitária Novos Horizontes.



Brindes distribuídos no evento


Apesar do pouco espaço e do improviso para a realização das atividades, a Biblioteca que vive de doações, já conta com um catálogo de 3 mil livros. Para o idealizador da iniciativa Michel, todo esforço tem valido à pena: “É bastante dedicação que precisamos, encontramos resistência na comunidade, mas tem sido muito produtivo ver que as crianças estão interessadas e exercitando a cidadania”.
Outro motivo que gera satisfação no psicólogo é saber que a escola desativada há mais de cinco anos pela prefeitura de São José hoje abriga a Biblioteca Comunitária do Morro Grande.  Michel, que foi nascido e criado no bairro, espera com o projeto criar oportunidades para que os jovens conheçam o universo literário e invistam em sua formação profissional.
A próxima atividade do projeto Novos Horizontes já está com data marcada. No dia dez de dezembro, uma roda de leitura promete fechar o ano de 2011 com a certeza de que o ponta pé inicial para o fomento à Educação e Cultura na comunidade foi lançado.

2 comentários:

Curupira disse...

Parabéns pessoal pela iniciativa, coragem e persistência apesar de todas as dificuldades encontradas (quem diria) dentro da própria comunidade atendida pelo projeto.
As atividades são ótimas!
Parabéns!
Abraços a todos
Axé
Curupira

Anônimo disse...

CARA ISSO TÁ MANERO!